01 - O que é projeto de vida?
A disciplina Projeto de Vida é uma proposta educacional relativamente recente no Ensino Médio brasileiro, introduzida principalmente a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da reforma do Ensino Médio.
✅ O que é a disciplina Projeto de Vida?
É um espaço no currículo voltado ao autoconhecimento, ao desenvolvimento pessoal, social e profissional dos estudantes. Busca ajudar cada jovem a refletir sobre quem é, o que deseja para o futuro e como pode agir no presente para alcançar seus objetivos.
📚 O que ela estuda?
O conteúdo não se limita a uma área específica, mas envolve:
Autoconhecimento e identidade: valores, habilidades, pontos fortes e aspectos a desenvolver.
Relações interpessoais: empatia, convivência, respeito à diversidade, trabalho em equipe.
Gestão da vida e do tempo: planejamento, tomada de decisões, organização de metas.
Mundo do trabalho: profissões, áreas de interesse, preparação para escolhas de carreira.
Cidadania e protagonismo juvenil: participação social, ética, responsabilidade e compromisso com a comunidade.
🎯 Objetivos no Ensino Médio
No contexto escolar, o Projeto de Vida busca:
1. Favorecer o autoconhecimento dos estudantes, fortalecendo autoestima e autonomia.
2. Apoiar na escolha de caminhos acadêmicos e profissionais, conectando os estudos ao futuro.
3. Estimular o protagonismo juvenil, ou seja, fazer com que os jovens assumam papel ativo na construção da própria história.
4. Trabalhar competências socioemocionais, como resiliência, empatia, comunicação e responsabilidade.
5. Integrar escola e realidade de vida, mostrando que o aprendizado não se restringe à sala de aula.
👉 Em resumo: o Projeto de Vida no Ensino Médio é uma disciplina que ajuda o aluno a **se conhecer melhor, planejar o futuro e desenvolver competências para a vida pessoal,
ATIVIDADE PONTUADA (+1.0 PONTO)
Copie a pergunta e a resposta no seu caderno 📓
---
📘 Exercício – Disciplina Projeto de Vida
Questões Discursivas (responda com suas próprias palavras):
1. O que é a disciplina Projeto de Vida e por que ela foi inserida no Ensino Médio?
2. Explique como o autoconhecimento pode ajudar o estudante a tomar decisões sobre o futuro acadêmico e profissional.
3. Cite e explique duas competências socioemocionais importantes trabalhadas em Projeto de Vida.
4. Qual a relação entre o Projeto de Vida e o mundo do trabalho?
5. Como o Projeto de Vida pode contribuir para que o jovem se torne um cidadão mais participativo e consciente em sua comunidade?
---
Questões de Múltipla Escolha:
6. A disciplina Projeto de Vida tem como objetivo principal:
a) Ensinar apenas conteúdos de matemática e português.
b) Focar exclusivamente na escolha de uma profissão.
c) Desenvolver autoconhecimento, planejamento e protagonismo juvenil.
d) Treinar os alunos apenas para o vestibular.
7. Entre as competências socioemocionais trabalhadas em Projeto de Vida, podemos destacar:
a) Autoconhecimento, empatia e responsabilidade.
b) Cálculo, gramática e geografia.
c) Somente liderança e competição.
d) Apenas leitura e escrita.
8. O protagonismo juvenil, dentro da disciplina Projeto de Vida, significa:
a) O jovem assumir responsabilidade por suas escolhas e construir ativamente seu futuro.
b) O jovem depender exclusivamente da escola para tomar decisões.
c) Os pais decidirem pelo estudante o que ele deve fazer.
d) A escola impor um único caminho para todos os alunos.
9. Um dos eixos centrais do Projeto de Vida é ajudar o estudante a:
a) Memorizar informações históricas.
b) Planejar metas pessoais, acadêmicas e profissionais.
c) Aprender fórmulas de química.
d) Decidir a profissão sem reflexão.
10. No contexto do Ensino Médio, o Projeto de Vida busca integrar:
a) Escola, vida pessoal e futuro do estudante.
b) Somente conteúdos de ciências exatas.
c) Escola e trabalho imediato sem reflexão.
d) Apenas atividades esportivas.
Comentários
Postar um comentário